segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ENQUETE 02/2011

RESULTADO DA ENQUETE E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

Agradeço a todos que participaram desta enquete do blog. Ao todo tivemos a participação de 22 pessoas que responderam a pergunta. “Como é a qualidade do ensino público brasileiro?”
Confira abaixo o resultado da enquete.
Tivemos nessa enquete um resultado bem equilibrado 36% dos participantes acham que a educação pública brasileira tem uma qualidade regular e 31% ruim. 9% a consideram ótima e 22% boa. O mais positivo foi que ninguém apontou a educação pública como péssima, sem condições, isso quer dizer que ainda tem jeito de melhorar.
          Segue um texto que trata um pouco sobre a qualidade da educação pública escrito pelo professor Paiva encontrado no site http://www.informepb.com.br/

POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE

 23 de Fevereiro de 2011 12:15 | Escrito por Professor Paiva
O verbo educar deriva do termo latino “educere” que significa literalmente “ajudar a levantar”. Levantar pode ser entendido aqui como mudança ascendente no desenvolvimento das capacidades do indivíduo conduzindo-o, inexoravelmente, à inclusão e conseqüentemente à  ascensão social, à cidadania plena.
Como a educação é sem sombra de dúvidas o principal caminho para diminuir as nossas desigualdades sociais, precisamos transformá-la em um direito de todos os  brasileiros e deve como tal ser assegurada não só pelo governo, mas pelo conjunto da sociedade brasileira.

Na duas última décadas, notadamente, após o advento do FUNDEF, tem  sido muito festejado o patamar de quase 100% dos alunos na escola na faixa dos 7 aos 14 anos. Essa conquista deve ser comemorada, mas será o bastante?

Estamos vivenciando a implementação do FUNDEB, que visa ampliar a atenção governamental para além do ensino fundamental, incluindo nesse espectro as crianças da pré-escola e os adolescentes do ensino médio. A idéia é boa e já temos a referência do FUNDEF para indicar que poderemos avançar, bastando apenas garantir a boa aplicação dos recursos adicionais.

Os meios de comunicação têm evidenciado com riqueza de detalhes o fracasso do nosso sistema educacional  através da divulgação dos resultados do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), do ENEM (Exame nacional do Ensino Médio) e do recente IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), dentre outros modelos de avaliação.

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) tornou públicas recentemente estatísticas nacionais que demonstram que 33 milhões de alunos considerados alfabetizados são completamente analfabetos e que 59% dos que estão cursando a 4a. série das escolas públicas não são capazes de ler e nem escrever adequadamente.

Há pouco tempo atrás, pelos dados divulgados pelo IDEB, a nossa capital (?) ocupava o incômodo penúltimo lugar em qualidade de educação dentre as capitais brasileiras, estando à frente apenas de Salvador que amarga a lanterninha do campeonato da qualidade na educação das capitais brasileiras. Para que se possa comparar, Teresina que é a capital do estado mais pobre do Nordeste, ocupava a posição 1212, enquanto João Pessoa estava na colocação 4004 em um universo de aproximadamente 4400 cidades avaliadas.

Certamente, depois desses dados, concluiremos que o bastante ainda não  foi feito. O discurso oficial é contraposto pelos resultados das avaliações oficiais. Precisamos rediscutir os nossos conceitos e metas para educação em um país com milhões de analfabetos que serão excluídos de qualquer perspectiva de futuro.

Precisamos olhar essa questão pela ótica da qualidade que se contrapõe ao mero critério quantitativo pelo qual se tem tratado o tema. O grande problema  está na subjetividade associada à qualidade que permite visões diferenciadas dependendo do referencial do observador.

Para exemplificar, vejamos a questão da introdução de computadores nas escolas: a mídia oficial vangloria-se dos laboratórios de informática, pondo, oportunisticamente, as crianças diante dos equipamentos e das câmeras de TV para vender uma idéia de efetivo oferecimento de oportunidades para concretizar a inclusão digital.

Com uma observação mais detalhada,  facilmente concluímos que não basta colocar computadores na escola e fazer alarde. Adquirir computadores é fácil, mas transformá-los efetivamente em ferramentas eficientes de ensino-aprendizagem é muito mais complexo. O que temos, na verdade, são laboratórios de informática  que não são utilizados pelos alunos por falta de equipamentos, pessoal treinado e manutenção.

Outro exemplo  é o caso de escolas que são construídas para servirem de referencial, de modelo e logo nos primeiros dias de funcionamento, são detectados problemas devido  aos vícios construtivos que originam infiltrações e rachaduras no piso. Adicionalmente, também é comum surgirem várias reclamações quanto à sujeira, laboratório de informática fechado, falta de professores, falta de merenda, dentre outros.

A solução para esse problema estaria na formulação de uma política mais ampla que possibilitasse o planejamento pedagógico, o treinamento de pessoal docente e administrativo, a aquisição de softwares educativos adequados às necessidades de aprendizagem, o acesso permanente à Internet, um esquema de manutenção preventiva/corretiva dos equipamentos e uma previsão das necessidades de atualização tecnológica dos componentes do sistema.

Necessitamos evitar que, por um erro de avaliação do que é uma boa escola, tenhamos toda uma geração de crianças perdidas, sendo condenadas prematuramente a não terem o direito a um futuro digno e cidadão.

A solução para esta questão está no oferecimento de uma Educação Pública de qualidade que necessariamente  passa  por alguns pilares básicos:
 -  valorização dos profissionais da educação com fortes investimentos na remuneração e na qualificação docente;
-  ensino de qualidade;
-  gestão democrática da escola;
-  estabelecimento de uma forte interação com a comunidade na qual a escola está inserida;
-  tratar a educação como o principal caminho para a ascensão social;
-  implantação de uma cultura de qualidade e avaliação permanente.

Com base nesses preceitos, é imperioso que possamos construir coletivamente um projeto ético, político e pedagógico de ensino que esteja efetivamente comprometido com as reais necessidades da nossa população.

As nossas crianças e jovens precisam ter o seu futuro garantido no presente com a segurança da oferta de uma educação pública de qualidade. Acredito que podemos materializar esse sonho desde que tenhamos a competência técnica, a humildade e a capacidade política de edificar esse projeto de um amanhã promissor para as nossas crianças.
“... amanhã será um lindo dia ...” – Guilherme Arantes
Contatos: Professor Paiva
paiva.severino@gmail.com 
www.twitter.com/professorpaiva
acesso em 27/02/2011

MAIS SOBRE O ASSUNTO:

domingo, 27 de fevereiro de 2011

HISTÓRIAS INFANTIS E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS


A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS, DAS FÁBULAS E DAS LENDAS NO DESENVOLVIMENTO LÚDICO E CULTURAL DAS CRIANÇAS
por: Patricia Alves dos Santos. 27/02/2011


 
Ouvir muitas, muitas e muitas histórias é importante para a formação de qualquer criança. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho infinito de descobertas e de compreensão do mundo.
Os Contos de Fadas, têm se perpetuado há milênios, principalmente através da tradição oral. Pode-se dizer que os contos de fadas reinterpretam questões como: conflitos, valores, amores, medos, dificuldades, sofrimentos e carências. Misturando realidade e fantasia, preparando as crianças para a vida, através da demonstração de que passamos por momentos difíceis para chegar aos bons. Este gênero textual interfere na imaginação infantil, auxiliando no seu desenvolvimento através do ensinamento de que se deve persistir em busca de seus objetivos, mesmo enfrentando situações complicadas, também auxilia no aprendizado de valores e na diferenciação entre o bem e o mal.
As Fábulas (do latim fari = falar; do grego Phao = contar algo) referem-se a pequenos textos com duas partes: história e moral. Nas fábulas é comum a humanização dos animais, personagens que vivenciam a história com o objetivo de transmitir algum ensinamento moral. Este gênero textual interfere, principalmente, na formação cultural da criança, pois as fábulas sempre mostram quais os comportamentos mais aceitos e adequados para se viver em sociedade. Ao se trabalhar com este gênero textual, devemos tomar cuidado, pois as fábulas podem trazer um caráter acrítico e descontextualizado em relação aos objetivos de uma educação progressista, pois podem vir carregadas com as concepções hegemônicas da sociedade, reproduzindo também seus preconceitos, anacronismo e provincianismos.
As Lendas são tradicionalmente de comunicação oral, fruto da imaginação das pessoas em busca de esclarecimento de fatos, histórias que misturam realidade e ficção a fim de se explicar o desconhecido. Este gênero textual envolve muita ludicidade. No imaginário infantil sempre fica a dúvida, se o conto é real ou não, interferindo com o psicológico e com a preparação para enfrentar o desconhecido.
Quanto maior a presença dos diferentes gêneros textuais na infância, melhor será o desenvolvimento da criança e a sua formação cultural e lúdica, as histórias auxiliam na mediação de conflitos e preparam melhor para uma vida adulta, e também na formação de leitores críticos que busquem compreender melhor os diferentes aspectos da realidade.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

MURAL DE LEITURA

                                                   
MURAL DE LEITURA

PROJETO: Mural de leitura. (Mural)

PERIODICIDADE:   Mensal.

OBJETIVOS:
-Instigar a curiosidade das crianças sobre deversos gêneros textuais.                                                          
 -Estimular o educando a desenvolver o hábito pela leitura.

METODOLOGIA:
Mural elaborado pela professora com pequenos textos de diferentes gêneros (poesias, quadrinhas, letras de músicas, etc.).

AVALIAÇÃO:
Através da observação pela professora pela procura ao mural; E pela melhora da qualidade de leitura dos educandos.

Imagem:http://lapisdecorencantado.blogspot.com/
acesso em 21/02/2011

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

LATA DA SORTE












LATA DA SORTE

Esta atividade foi desenvolvida com o objetivo de realizar um pré-diagnóstico de leitura e também uma maneira de incentivar a criança e estreitar os laços com a nova professora.
A professora fala para as crianças que gostou muito de conhecê-las e por isso fez um bilhetinho da sorte para cada uma. Cada educando pega na lata uma frase da sorte e lê para a professora. Foi bem produtivo e estimulante, as crianças adoraram pegar a frase da sorte.
Segue abaixo as frases que utilizei.
VOCÊ É ESPECIAL.    VOCÊ É BACANA.    

SEJA BEM VINDO.
ADOREI TE CONHECER. 

QUE BACANA TE CONHECER.      
LEGAL TE CONHECER.      ADOREI CONHECER VOCÊ.  
LEGAL CONHECER VOCÊ.    

BACANA CONHECER VOCÊ.
QUE BOM TER VOCÊ AQUI.        

 QUE LEGAL TER VOCÊ AQUI.      
QUE BACANA TER VOCÊ AQUI.  VOCÊ É LEGAL.
VOCÊ ILUMINA ESTA ESCOLA.   

VAMOS NOS DAR BEM.    
VAMOS APRENDER.         QUE BOM QUE VOCÊ VEIO.    
GOSTEI CONHECER VOCÊ.

 VOCÊ ME TRAZ ALEGRIA.    
VOCÊ ALEGRA ESTA ESCOLA.      VOCÊ ME ENCANTA.
VOCÊ ENCANTA ESTA ESCOLA. 

ESTOU FELIZ POR TE CONHECER.
QUE ALEGRIA TER VOCÊ AQUI. 

QUE ENCANTO TER VOCÊ AQUI.
QUE PRAZER TER VOCÊ AQUI.   

QUE PRAZER CONHECER VOCÊ.  
QUE PRAZER TE CONHECER.      

 VOCÊ É INTELIGENTE.          
QUE ESPECIAL TER VOCÊ AQUI.

LATA DA SORTE

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CRIANÇAS E TV


BRINCADEIRAS SEM TV

Atualmente as crianças estão vivendo em um mundo onde a televisão, o vídeo game e o computador são os companheiros inseparáveis nas horas de brincar.
Este hábito fez com que a relação entre pais e filhos ficasse cada vez menor.
Muitos pais e mães, certamente gostariam que seus filhos trocassem a televisão e o computador por outra atividade de melhor qualidade junto à família.
As brincadeiras infantis foram se extinguindo, provavelmente por causa do rápido avanço da tecnologia no mundo infantil.
Mas que atividades poderíamos sugerir?  Aqui cito algumas: (
A maioria das atividades sugeridas utiliza materiais que, provavelmente, você já tem em casa.)
- Leitura;
- Contação de histórias (realizada pelos pais mesmos);
- Confecção de livros;
- Inventar uma história que tenha algum objeto definido por outra pessoa;
- Confecção de bonecos de fantoche feito com  meias usadas;
- Cozinhar (uma coisa bem fácil);
- Brincadeiras antigas: amarelinha, esconde-esconde, mãe-bola, pular 
elástico, etc.;
- Acampar em casa: escolha um  lugarzinho para montar uma barraca que pode ser de lençol mesmo;
- Pintura com tinta;
- Construção de brinquedos com materiais reciclados, use a imaginação!;
- Promova: festa a fantasia, festa do pijama, festa da troca (um deve colocar a roupa do outro);
- Contação de piadas e adivinhas;
- Toque e descubra: coloque alguns objetos num saco de lixo, com os olhos vendados o outro pega um objeto e tenta adivinhar o que é;
-Ver fotos da família e ver se a criança consegue organizá-las em ordem cronológica;
- Montar um quebra-cabeça;


- Adivinhe a música: cantarolar uma música para o outro adivinhar;
- Para os bem pequeninos vale até pegar revistas ou jornais velhos e brincar de rasgar, fazer chuva com os pedacinhos, bolinhas e depois levar tudo na lata do lixo.
INVENTE E FAÇA A CRIANÇA SER CADA VEZ MAIS FELIZ.
acesso em: 15/02/2011.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

ATIVIDADE INICIAL

ESCOLA __________________________.
____________, __________________________.
PROFESSORA: ________________.        TURMA: 3˚ ano ___.
NOME:_____________________________________________
VOCÊ JÁ ESTEVE NA ESCOLA ANTES, DESCOBRIU COISAS NOVAS E ESTUDOU BASTANTE. AGORA, DESENHE E ESCREVA ALGUMAS DESSAS COISAS IMPORTANTES QUE VOCÊ JÁ APRENDEU NA ESCOLA.



VOCÊ CRESCEU MUITO E CHEGOU AO 3˚ ANO. ESCREVA E DESENHE O QUE VOCÊ ACHA QUE VAI APRENDER NESTE ANO.



sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

FIM DE SEMANA

BOM FINAL DE SEMANA!!!





Imagens retiradas da internet. Infelizmente não anotei a fonte. 

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ABERTURAS DOS CADERNOS

ALGUMAS SUGESTÕES






Esses modelos foramretirado na Internet e fiz pequenas modificações. Infelizmente não anotei a fonte.

ALFABETO DE PAREDE



 








 
 







Este modelo de alfabeto não é de minha autoria. Foi retirado na Internet e fiz pequenas modificações. Infelizmente não anotei a fonte.

SUGESTÃO DE LEITURA



SUGESTÃO DE LEITURA

PROJETO:Sugestão de leitura.(mural).


PERIODICIDADE:Mensal.

OBJETIVOS:
-Instigar a curiosidade das crianças sobre os livros disponíveis na biblioteca da escola;
-Estimular o educando a desenvolver o hábito de frequentar a biblioteca escolar.

METODOLOGIA:
Mural elaborado pela professora com sinopses de alguns livros disponíveis na biblioteca da escola.

AVALIAÇÃO:
Através da observação pela professora do aumento das participação do educando na procura de livros na biblioteca; Através de indagações orais sobre as sugestões de leituras expostas no mural (Quem leu? Gostou?).

acesso em 10/02/2011.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

LER EM CASA

LER EM CASA

PROJETO:  Ler em casa.      PERIODICIDADE: Semanal.

OBJETIVOS:
-Aproximar as crianças do mundo da leitura propiciando a formação de estudantes leitores;
-Estimular e criar hábitos de leitura por prazer; 
-Oferecer tempos e espaços diferentes aos da escola para educandos e familiares.

METODOLOGIA:
A cada sexta-feira as crianças levam para casa sacolas com livros para ler com a família. Cada sacola contém 4 livros de diferentes gêneros.

AVALIAÇÃO:
Através do relato espontâneo da criança sobre a utilização dos livros em casa e da observação da professora sobre o aumento do interesse da criança pela leitura.

CRIANÇAS, SEJAM BEM VINDAS

MENSAGEM BOAS VINDAS

QUERIDA CRIANÇA
AS FÉRIAS CHEGARAM AO FIM, JÁ  É HORA DE RETORNAR. NOSSA ESCOLA SE ALEGRA EM TE ENCONTRAR! AQUI TEM, SONHOS, EMOÇÕES, FANTASIAS, NOVAS DESCOBERTAS, ENFIM, APRENDIZADO...
TEREI MUITA ALEGRIA EM ESTAR AO SEU LADO NESTA BUSCA DO CONHECIMENTO, SEMPRE AUXILIANDO, INCENTIVANDO E ORIENTANDO SEUS CAMINHOS. VOCÊ NOS TRAZ MUITA ALEGRIA, POR ISSO, CONTE COMIGO SEMPRE.
COM CARINHO,
PROFESSORA PATRICIA

ABERTURA DA AGENDA

RECADINHO INICIAL NA AGENDA ESCOLAR


OLÁ FAMÍLIA,
ESTE CADERNO DE COMUNICADOS COMEÇA, A PARTIR DE HOJE, A CUMPRIR UMA MISSÃO IMPORTANTÍSSIMA. SERÁ O MEIO DE COMUNICAÇÃO ENTRE A CASA E A ESCOLA E LEVARÁ BILHETES, MENSAGENS E MUITAS INFORMAÇÕES. AS CRIANÇAS DEVEM CUIDAR DELE E TRAZÊ-LO DIARIAMENTE PARA A ESCOLA.
OS PAIS DEVEM ASSINAR TODOS OS RECADOS.
 VAMOS COMEÇAR?

Assinatura do responsável

ORGANIZAÇÃO DA SALA: cartaz aniversariantes.




segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ORGANIZAÇÃO DA SALA: cartaz para a porta.

acesso via google imagem em 07/02/2011.

Na primeira semana de aula pode-se trabalhar um pouco sobre as coisas que nos deixam felizes na escola. Cada criança desenha sua carinha bem feliz e cola em volta deste cartaz na porta. Fica bem bonitinho, de uma olhadinha no cartaz prontinho.



domingo, 6 de fevereiro de 2011

ORGANIZAÇÃO DA SALA: Incentivo à leitura.

SUGESTÕES DE PAINÉIS

No painel sugestão de leitura escrevo sinopses dos livros que temos na biblioteca da sala e na biblioteca da escola, troco as sinopses todo mês. É uma boa maneira de aguçar a curiosidade das crianças.

No mural da leitura coloco mensalmente, poemas, poesias, letras de músicas e textos folclóricos. Diferentes gêneros textuais, interessantes para que os educandos leiam ao final de suas atividades. Esta leitura não tem nenhuma cobrança formal, às vezes pergunto se alguém leu e se gostou.


No mural notícias, novidades e dicas é um espaço para colocar notícias, piadas, coisas interessantes relacionadas com o conteúdo que estamos estudando, neste mural também coloco notícias que as crianças trazem de casa. 

Este mural de novidades que tem a Mônica é da amiga e grande professora Fer Maschio.