domingo, 10 de novembro de 2013

DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL

Olá, desenvolvi com minhas crianças um trabalho bem legal sobre a valorização da diversidade étnica e cultural. Compartilho aqui para auxiliá-los em alguma atividade semelhante.

A atividade ocorreu com o estudo do livro "Crianças como você" de Anabel e Barnabas Kindersley. O livro tras curiosidade,  fotos e imagens do cotidiano de crianças de várias partes do mundo.

Vale a pena conferir:

Basicamente, o trabalho desenvolveu-se da seguinte maneira:
-Observação e leitura do livro (a professore escolheu uma criança representante de cada continente para apresentar aos educandos mas. os educandos tiveram acesso ao livro para ler a história que achassem mais interessante).
-Pesquisa sobre a descendência de cada criança da sala.
-Localização, no Mapa Mundi, dos países dos quais cadaeducando pertence;
-Construção de um gráfico para observarmos melhor de qual continente a maioria das crianças de nossa turma descendem.
-Pesquisa de curiosidades de cada continente;
-Produção de um bonequinho que representasse um dos países dos quais a criança descende (atividade realizada em casa, com a família);
- Confecção de um cartaz.





Este trabalho ampliou o conhecimento de mundo das crianças bem como a valorização e o respeito com culturas diferentes das suas.

Espero que esse trabalho aguce a imaginação de vocês para a criação e divulgação de outros trabalhos sobre o tema.

Lembrem de comenter.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

CONSCIÊNCIA NEGRA (sugestão de livros)

Olá, com a proximidade do dia da consciência negra aumenta a procura de livros que tratam sobre o tema. Deixo aqui minhas sugestões:

TItulo: Menina Bonita do Laço de Fita.
Autora: Ana Maria Machado.
Sinopse: 
O livro conta a história de um coelho branco que admira uma menina negra e tenta a todo custo ter a mesma cor que a menina. O coelho passa por situações engraçadas até aprender que nossas características dependem de nossos antepassados.

Sugestão de trabalho: 
 -Pesquisa sobre a cultura Africana.(elaboração de cartazes);
-Valorizar as características de cada um (auto-retrato);
-Resgate/pesquisa das descendências das crianças da turma. (apresentações em sala);
- Construção da árvore genealógica de cada família.

Título: O Cabelo de Lelê.
Autora: Valéria Belém.
Sinopse: 
O livro conta a história de Lelê, uma menina negra que vai em busca de suas origens para descobrir porque ela tem o cabelo enroladinho.

Sugestão de trabalho:
- Confecção de bonequinos que representem o cabelo de cada criança da turma (usando fios, lãs, papéis,etc), comparar os cabelos para que seja observada a diversidade de tipos de cabelos;
- Pesquisar as diversar características físicas presentes em nosso mudo (pesquisa de imagens);
- Pesquisar o significado "herança étnica" e desenvolver trabalhos sobre as diferentes etnias.

Título: Pretinho, meu querido boneco. 
Autora: Maria Cristina Furtado.
 
Sinopse:
A história da vida aos brinquedos e, um bonequinho negro passa por situações desagradáveis de racismo. Os brinquedos fazem de tudo para desqualificar e humilhar o bonequinho negro até que  um dia, os brinquedos aprendem sobre a luta de Zumbi dos Palmares e dos negros  a partir disso se arrependem a passam a valorizar o povo africano.

Sugestão de atividade
-Pesquisa sobre a história dos negros no Brasil;
-Valorização da luta e dos heróis africanos (elaboração de cartazes);
-Confecção de bonequinhos negros (bonequinho de nó).

Espero que tenham gostado das dicas. Gostaria que vocês utilizassem o espaço dos comentários para mais sugestões de livros. 
Obrigada, com carinho.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

CONSCIÊNCIA NEGRA


Continuamos acorrentados

       Salve Zumbi, salve Quilombolas, salve a luta em prol da cultura africana e da liberdade de seu povo. 20 de Novembro (dia da morte de Zumbi, em 1695) é a marca da resistência e da luta do povo africano que tanto enriqueceu a cultura brasileira.
       O feriado de 20 de  Novembro é um chamado à reflexão sobre a diversidade cultural existente em nosso país. Esse dia homenageia todos os negros e negras que, representados, na figura de Zumbi dos Palmares (negro que lutou pela liberdade de seu povo e pela resistência ao sistema escravista) continuam a combater o preconceito étnico, religioso e classista ainda tão presentes em nossa sociedade.
        Os negros e as negras são os maiores representantes de luta e de resistência em nosso país, com eles devemos aprender a nos libertamos das correntes que, atualmente, são invisíveis. Há 125 anos  escravos e escravas brasileiras conquistaram oficialmente a liberdade mas, até hoje precisam lutar para que seus direitos sejam efetivados.
         Vamos "ocupar" o 20 de Novembro e efetivar a luta pela liberdade e diversidade.

VIVA ZUMBI DOS PALMARES!
VIVA A CULTURA AFRICANA!
VIVA A CULTURA AFRO-BRASILEIRA!
VIVA 20 DE NOVEMBRO!

Declaro aqui meu repúdio à Associação Comercial do Paraná que não valoriza a história do negro na Brasil.
             

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SETEMBRO AZUL - DIA D@ SURD@

Olá,
Homenagem aos surdos.

A diferença nos torna especial e nos faz aprender.
Dia 26 de Setembro é dia das pessoas que falam com as mãos e ouvem com olhos.
DIA DO SURDO
Um dia super especial;
PARABÉNS SURDOS!



Aprendendo um pouquinho:
Setembro Azul

Dia 26 de Setembro é comemorado o dia nacional do surdo, o setembro azul é um movimento da comunidade surda em favor da educação e cultura surda, tomou proporção nacional em março de 2011 quando se intensificou a discussão sobre o modelo de educação inclusiva.
O mês de setembro é um mês com várias datas comemorativas para o surdo dia 10 é comemorado mundialmente o dia da valorização das línguas de sinais, dia 26 é comemorado a criação do INES e o dia nacional do surdo e o dia 30 é o dia mundial do surdo.
O mês de setembro é um marco para toda a comunidade surda. O objetivo do setembro azul é reivindicar melhorias sociais na acessibilidade e na saúde mas em primeiro lugar uma educação eficaz para os surdos, com uma educação de qualidade os avanços em outras áreas são consequências.



Pelas ESCOLAS BILÍNGUES para surdos

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

BOAS VINDAS DAS FÉRIAS

Oi pessoal, segue um cartãozinho para comemorar o reencontro com a criançada.A borda do cartão encontrei no google imagens.

Beijinhos.


sábado, 20 de julho de 2013

ALFABETÁRIO DE CAIXA

Oi pessoal, construí um alfabetário com caixas de embalagens do tipo display, foi bem simples a confecção e o resultado foi excelente. Esse alfabetário pode ser utilizado para guardar alfabeto móvel, fichas de palavras e até mesmo pequenos objetos. Neste, estou usando alfabeto móvel com tampinhas de garrafas ótimo para  ser trabalhado com crianças que tenham alguma dificuldade motora com mãos.

Nas fotos você encontrará meu filhote testando o novo brinquedinho.





As letras estão unidas em grupos de quatro facilitando a disposição que podemos dar à elas durante as atividades.


Veja como ficam pequenas quando fechadas, fácil para guardar e carregar.


Espero que gostem. Comentem...
Beijos.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

FÉRIAS


Oi pessoal, as férias estão chegando por aqui, estou na última semana de aula. E vocês?
Bom, para os que ainda vão trabalhar mais uma semaninha segue algumas sujestões para as férias dos pequenos.

BILHETE: ESPERO POR VOCÊ

ATIVIDADE DAS FÉRIAS

PASSATEMPO


QUERIDO PROFESSOR e QUERIDA PROFESSORA, aproveitem as férias:
-Passeie muito;
-Vá ao cinema; teatro e a contações de histórias;
-Converse bastante;
-Faça e receba visitas;
- Relaxe;
-Durma bastante;
-Reserve momentos só para você;
- Divirta-se;
- Leia;
-Explore o blog patialvesnaeducacao e também outros blogs.

Curta de tudo um pouco, beijos para tod@s e vamos nos preparar pois o segundo semestre letivo vem aí.

terça-feira, 2 de julho de 2013