quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

LETRAMENTO

LETRAMENTO
Por Patricia Alves

A aquisição da leitura e da escrita é uma das metas mais almejadas pelas famílias e pelos próprios educandos ao entrarem na escola, pois é por meio delas que os mesmos terão acesso aos conhecimentos considerados relevantes no contexto social em que estão inseridos.
A linguagem não ocorre de maneira isolada. Ela se desenvolve a partir da interação dos sujeitos. Diante disso, fica coerente afirmar que a linguagem oral e/ou escrita extrapola a decodificação, e é necessariamente de caráter humano. A linguagem expressa a comunicação, o dizer algo, o sentimento, e para que sintamos tais expressões é preciso que estejamos envolvidos na prática de compreensão da leitura, no letramento.
Segundo Soares (1999, p.3) “letramento é o estado ou condição de quem não sabe só ler e escrever, mas exerce as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade em que exerce as práticas de interação social”. Para que o letramento se efetive, é preciso que, desde os momentos iniciais, na escola, a criança conviva, interaja com os mais diversos gêneros textuais orais e escritos. O educando deve interagir com práticas de escrita e de oralidade, pois a criança  chega à escola com o domínio de linguagem em situações informais, mas precisa desenvolver a competência de adequar seu discurso às diferentes situações de uso em instâncias públicas, o que só se consegue com práticas constantes.
Muito se discute a forma de trabalhar diferenciadamente do tradicional a fim de que se desenvolva uma nova forma de inserir a criança no mundo da escrita. Sabe-se que é necessário mais do que aprender a codificar e decodificar palavras e adquirir a técnica do ler e escrever é necessário apropriar-se da escrita visando o seu uso nas práticas sociais. Para atingir tal objetivo, faz-se necessário que o educando leia não apenas o que está explicito, mas também o que está implícito no texto. É imprescindível propiciar condições para que este possa interagir com a diversidade textual que circula em nossa sociedade.
“Ler é compreender um texto, dar sentido ao que está escrito (...) descobrir-lhe significado. É uma interação entre o pensamento ativo do leitor e o que diz o texto”.(SOLÉ, 1998, p.96).
Ampliar a capacidade interpretativa dos educandos por meio de práticas que estimulem a leitura, a produção de texto (oral e escrito) e a análise lingüística, criando situações de conversação, de organização, criação e transmissão de mensagens, de apropriação de novos vocábulos, de articulação de relatos, contos, sempre orientadas pelo eixo uso-reflexão-uso da língua, é um dos objetivos a serem alcançados no ensino da língua portuguesa.
REFERÊNCIAS
CURITIBA. Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes curriculares para a Educação Municipal de Curitiba. 2006.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autentica, 1999.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6ª. ed. São Paulo: Artmed, 1998.

Um comentário:

Joyce Pianchão disse...

Pati, agradeço mais uma vez a visita. Gostei muito do texto Letramento, pois é o meu objetivo de trabalho: Alfabetização e letramento. Agradeço a contribuição. Viu? Já estamos trocando material... Um grande abraço, Joyce.