Como ser mais inteligente?
por: ADÍRIO SCHOTTEN
coordenador pedagógico do Colégio Santos Anjos, Joinvile, SC
Fala-se das inteligências múltiplas. A inteligência, porém, é uma só, desenvolvida, harmoniosamente, em todas as facetas:
Ø Linguística (recepção e transmissão da palavra).
Ø Lógico-matemática (estabelecer relações de causa e efeito e ralacoes matemáticas).
Ø Espacial (habilidade de se orientar no espaço, lugares, mapas,...).
Ø Musical (aprimorar a produção e o gosto musical).
Ø Psicocinética (dominar o próprio corpo e os seus movimentos).
Ø Interpessoal (saber estabelecer relacionamentos com os outros).
Ø Intrapessoal (conhecer-se a si mesmo)
A pessoa precisa dedicar-se a todas as facetas das inteligências, sem deixar de lado as que considera mais difíceis e exigem maior esforço.
Além disso, para desenvolver a aprendizagem de modo eficiente, há necessidade de seguir algumas orientações, tais como:
1. Acreditar na existência das falhas mentais e que seja possível eliminá-las; que o cérebro é o mais fantástico computador da face da Terra; que qualquer pessoa neurologicamente saudável é capaz de desenvolver qualquer habilidade e competência;
2. Evitar a droga (tanto as lícitas, quanto as ilícitas), visto que gera deficiência neurológica irreversível;
3. Não conversar durante as aulas, palestras, programa de televisão, cinema, pois cria na pessoa o hábito de desvalorizar o que está sendo passado;
4. Evitar substituir a leitura pela televisão, internet, jogos eletrônicos que tornam a pessoa passiva, agressiva...
5. Estudar todos os dias. Quando está sozinho com suas tarefas é que você aprende; após o estudo solitário, ao dormir, é que você fixa.
6. Procurar desafios: palavras cruzadas, quebra-cabeças, problemas de matemática, charadas, livros policiais e de suspense...etc. Optar pelo mais difícil, por aquilo que é mais desafiador para o desenvolvimento da inteligência.
7. Ler muito e por prazer. Comece lendo livros do seu agrado: enriquece o vocabulário, aumenta o poder de interpretação, de produção textual e gera uma agilidade de raciocínio. “Só escreve bem quem lê bem e só lê bem quem lê muito e só lê muito quem lê por prazer.” Quanto mais você lê, mais rápido fica.
Quando devo estudar?
É preciso saber como o cérebro humano funciona para aproveitar ao máximo suas possibilidades de aprendizado para a vida.
Quando a pessoa põem alguma carga de emoção (prazer, tristeza, alegria) na informação recebida, ela será gravada de forma permanente. Se a informação for recebida com indiferença, será varrida do cérebro durante a noite.
Por isso, as aulas de hoje devem ser estudadas no mesmo dia, antes que se passe uma noite de sono. Ao estudar antes da fase do sono, ele está dizendo que aquele conteúdo é importante e, por isso, não será eliminado na fase do sono.
O hábito de estudar o mais próximo possível da aula dada faz com que as informações fiquem para o resto da vida.
Como estudar de modo mais eficiente?
Precisamos estudar entre a aula dada e o sono noturno para obter os melhores resultados.
É importante considerar o que diz o provérbio chinês: “Se eu escuto...esqueço! Se eu vejo...entendo! Se eu faço...aprendo!”
Migrando para o sistema de aprendizagem, durante as aulas o aluno escuta, vê e aprende.
Para que exista aprendizado consistente, não basta ler os capítulos dos livros ou os exercícios resolvidos. É indispensável que estude escrevendo, anotando as principais ideias dos textos, fazendo exercícios, resumos e as atividades propostas.
Quanto tempo preciso estudar?
Cada pessoa precisa perceber a sua necessidade. Valorizar o que gosta, sem esquecer-se do que não gosta tanto.
A pessoa precisa estudar em torno de 30 a 40 minutos e fazer um intervalo de 10 minutos, visto que as substâncias químicas essenciais para o funcionamento dos neurônios podem se esgotar neste tempo. Nesse intervalo, a pessoa precisa movimentar-se um pouco para repor as substâncias necessárias e, em seguida, retomar os estudos.
Esperamos ter contribuído para que você possa desenvolver as potencialidades de aprender Inteligência, em vista de um futuro repleto de boas realizações.
Acesso em 23/03/2011.
3 comentários:
Tento fazer com que as crianças tenham gosto pelos estudos desde cedo, é importante a ajuda dos pais. Assim ficará mais fácil quando as crianças tiverem que enfrentar o monstro do vestibular.
Beijos!
Olá Pati, adorei o texto, muito enriquecedor. Parabéns!!! E obrigada pelas visitas e comentários.
Fica com DEUS.
Oi Pati
Amei teu Blog.
te ofereço com carinho meu Selo de Aprovação.
Beijos
Ivete
Postar um comentário