INCENTIVO A LEITURA E A ESCRITA
Inspirada na colega Joyce Piachão do blog http://joycepianchao.blogspot.com/ confeccionei o mural “Comentando o livro lido”.
A cada semana é a vez de um grupo escrever sobre o livro que emprestou na biblioteca indicando-o para os colegas.
Esta atividade pode ser adaptada para cada turma dependendo do nível de alfabetização. Se as crianças estiverem no início do processo de alfabetização poderíamos pedir para escrever o título e o nome do autor e fazer um desenho sobre o livro ou escrever palavras chaves sobre a história, mas se eles já estiverem produzindo pequenos textos pode-se fazer a tentativa de escrita. É indicado fazer com pequenos grupos da cada vez pois a criança precisa pensar o que escrever para mostrar que aquele livro é legal e a professora precisa ficar bem atenta na forma da escrita pois este comentário ficará em exposição para que os colegas leiam.
11 comentários:
Pati, vc trabalha com o terceiro ano. Consideraria produtivo empregar essa estratégia com uma turma do segundo ano? Gostei tanto da sugestão...vou pensar na possibilidade de colocá-la em prática. bjs.
Bacana Paty!!Eu, por enquanto, estou fazendo este trabalho oralmente! Somente coloco nome do livro, autor e a criança que indicou em um cartaz. Também estou separando em grupos...
Abraços!
p.s: o livro já chegou?!
Obrigada pelos comentários meninas. Essa atividade ė bem produtiva mesma, acho que com o segundo ano da pra fazer também, talvez tenha q se fazer adaptações quanto ao tamanho do texto. Bjs.
Pati, agradeço pelo carinho e atenção que teve em responder a minha indagação. Suas orientações são valiosas e certamene não me esquecerei delas. Penso que vc poderia enriquecer a postagem complementando-a com a mesma explicação que me deu. Abraços e muitíssimo obrigada pela gentileza.
Pati, adorei sua visitinha ao meu blog, mais o que mais gostei mesmo foi essa sua ideia, vou tentar aplicar na minha turma para o dia do livro e sempre que puder, farei postagem e te darei os créditos.Beijos amiga, parabéns seu blog é um encanto!!!
Pati, fiz...foi ótimo. Na sala de aula, cada um escolheu um livrinho para ler. Depois, quem quis, fez a leitura para a turma (todos quiseram, até quem não sabe ler, leu as imagens). Em seguida, li para eles Chapeuzinho vermelho. Conversamos sobre a história e fizemos um apanhado das ideias principais. Finalmente, perguntei-lhe se haviam gostado da história e se a recomendariam para os colegas da turma da tarde, que ocupam a mesma sala. Fizemos então, um comentário coletivo, escrevemos o texto no papelógrafo e o complementamos com a ilustração de 3 dos alunos VALEU A PENA. OBRIGADA.
Iolanda, você teve uma ótima ideia em fazer coletivamente, compartilhando experiências a enriquecemos não é mesmo? Valeu muito sua complementação. Que bom que gostaram, fiquei muito feliz.
Pati, fiquei muito feliz de ver que você aproveitou a ideia do comentário do livro lido e mais, deu outras possibilidades à ela. Abraço, Joyce.
Oi amiga, tudo bem? Essa atividade é ótima. Já trablhei com ela de um modo diferente. Fiz a PASTA VIAJANTE. Dentro da pasta há o livro e um caderno onde o aluno faz as mesmas anotações que os seus alunos fizeram e ilustram o texto elaborado, só que a leitura era feita com uma pessoa adula que também fazia um comentário no caderno.bjssss
Laura
Laura, que ótima ideia, fica aí mais uma sugestão. Obrigada.
PARABÉNS, ADOREI A IDÉIA... MUITO BOA MESMO. BEIJOS.
Postar um comentário