Oi pessoal,
Hoje vou postar uma dinâmica que fiz com minha turma e foi muito produtivo, ao ler a ideia você pode se assustar um pouco e imaginar que não dará certo e que será muito bagunçado porém, a experiência mostra o contrário, é bem sossegado, mas, como toda atividade pedagógica, deve ser bem planejado.
Após as brincadeiras utiliza-se as fichas de registro para explorar situações problemas sobre a dinâmica desenvolvida.
Modelo da ficha de registro:
*Essas atividades foram aplicadas, da forma descrita acima, em turmas de terceiro ano do ensino fundamental e, com algumas adaptações em turmas de segundo e primeiro ano do ensino fundamental. Em todas as turmas obtivemos um resultado exitoso.
Experimentem (vale a pena) e comentem.
Hoje vou postar uma dinâmica que fiz com minha turma e foi muito produtivo, ao ler a ideia você pode se assustar um pouco e imaginar que não dará certo e que será muito bagunçado porém, a experiência mostra o contrário, é bem sossegado, mas, como toda atividade pedagógica, deve ser bem planejado.
No Circuito
das Brincadeiras, a sala será organizada com 7 grupos, em cada grupo haverá
uma atividade diferente. As
crianças serão divididas em grupos com 4 ou 5 integrantes e
passarão por todas as atividades realizando os devidos registros.
1)
QUANTO TÊM?: as crianças observarão uma caixa cheia de palitos e
com a ficha escalonada registrarão a quantidade que acreditam que
tenham naquela caixa; após todos do grupo terem registrado eles
realizarão a contagem para saber quem foi que chegou mais próximo
do resultado correto. Anotar, no quadro de registro, o número
estimado e a quantidade exata de palitos.
2)CORRIDA
DAS TAMPINHAS: Em uma pista, feita com papel bobina, e com marcações
numéricas, cada criança lança com o dedo três tampinhas (uma por
vez) e soma sua pontuação anotando no quadro de registro.
3)
PEGA O MONTE: (dupla) distribui-se 1 dezena de cartas numeradas para
cada criança; organiza-se as cartas na mão de modo que o outro não
consiga visualizar seu valor; um escolhe a carta do outro para
lançar; quem tirar a carta com maior valor guarda as cartas; quando
terminarem as cartas os crianças somam os pontos das cartas que
ganharam e registram no quadro.
4)HORA
CERTA : registra-se no relógio de papel três horários (organizar
alguns horários e confeccionar uma tabela para que as crianças
saibam quais horários utilizar, fazer fichas com esses mesmos
horários). Uma criança por vez pega uma ficha com horário e diz as
horas; o colega que tiver a hora sorteada coloca um palito sob seu
relógio; termina o jogo quando a primeira criança completar as três
horas escolhidas. Realizar, no quadro de registro, a marcação das
horas escolhidas pelo ganhador do jogo.
5)SORTEIO
DE NÚMEROS: cada criança recebe uma tabela com números diversos;
sorteia-se os números e as crianças farão a marcação em suas
cartelas; quando o primeiro preencher toda a tabela finaliza-se o
jogo. Registra-se, no quadro, o maior e o menor número sorteado.
6)TANGRAN:
Cada criança montará um desenho diferente com as peças do Tangran;
No quadro de registro, desenhar as formas utilizadas em seu Tangram.
7)AMARELINHA: A criança tem duas chances para percorrer o percurso da amarelinha duas vezes. Primeiro ela lança a pedrinha em um número qualquer (livre escolha) e percorre o caminho, na segunda vez ela deve lançar a pedrinha em um número que somado ao primeiro totalize o número 10. Registra-se no quadro, os
números em que caíram suas pedras.
Modelo da ficha de registro:
NOME: DATA:
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CIRCUTO DA MATEMÁTICA
– QUADRO DE REGISTRO
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ATIVIDADES
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REGISTROS
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QUANTO TÊM?
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NÚMERO ESTIMADO
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NÚMERO EXATO
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CORRIDA DAS
TAMPINHAS
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1ª TAMPINHA
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2ª TAMPINHA
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3ª TAMPINHA
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TOTAL
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PEGA MONTE
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TOTAL DE PONTOS
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HORA CERTA
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HORA DO GANHADOR
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SORTEIO
DOS NÚMEROS
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MENOR NÚMERO
SORTEADO
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MAIOR NÚMERO
SORTEADO
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TANGRAN
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MINHA PEÇAS
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AMARELINHA
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MINHA PEDRINHA PAROU
NOS NÚMEROS:
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Experimentem (vale a pena) e comentem.
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