Para a apresentação da história dos números e para que ocorra uma melhor fixação da dificuldade por quais nossos antepassados passaram até a criação dos números proponho essa dinâmica que foi muito proveitosa em minha sala de aula.
Essa atividade foi compartilhada comigo pelas professoras Mônica, Giseli e Roseliane.
Atividade lúdica:
Contando
ovelhas
Materiais: pequenas pedras.
Organização: Coletiva
durante toda o período de aula.
Procedimento: Cada criança fará de conta
que é uma ovelhinha e a professora o pastor (como na história dos números,
narrada com antecedência). Em um espaço aberto as crianças espalham-se e buscam
uma pedra para representa-la. Ao retornar para sala todos colocarão as pedras
em uma caixa (pode ser fixada uma cor para essa caixa e uma etiqueta escrita DENTRO) e assim poderá ser observada a quantidade de
crianças na sala. Sempre que uma criança precisar sair da sala precisará
colocar uma pedra em outra caixa (de outra cor, com a etiqueta FORA), assim
poderá se observar a quantidade de crianças que saíram da sala. Essa atividade
proporciona uma experiência de contagem diferente da qual as crianças estão
acostumadas e as aproxima da compreensão do desenvolvimento do sistema de
contagens.
Espaço: dentro e fora da sala de aula.
Com essa atividade pudemos construir o significado dos números naturais em situações de contagem além de enfatizar a construção histórica dos números.
Sugiro que ao término da aula seja confeccionado um cartaz com ovelhas e as pedrinha pegas pelas crianças.
Imagem: Cartaz confeccionado pela turma da professora Giseli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário