RESULTADO DA ENQUETE E FUNÇÃO DA ESCOLA
Agradeço a colaboração das 19 pessoas que participaram do nosso blog respondendo a enquete.
Como podemos observar 78% (a grande maioria) dos votantes encara que a função primordial da escola é preparar para a vivência social, 21% que a função da escola é transmitir conhecimento, 5% apontaram que a escola tem a função de complementar a educação familiar e ninguém (0%) votou na escola com função de formação profissional. Para explicar um pouquinho mais sobre esse tema uso-me da fala de duas professoras que escreveram bem sobre o assunto: Ana Paula do blog Alfabetização consciente e Luciana do blog Professora Luciana. Para encerrar utilizo-me do texto escrito no blog Fábulas e contos que trata sobre o compromisso de todas as pessoas em relação ao incentivo a leitura.
Então, segue os textos e fico no aguardo da participação de vocês nas próximas enquetes.
FUNÇÃO DA ESCOLA
A real função da escola ainda não foi assimilada pela sociedade e por muitos professores! Os pais cobram que os ajude a educar moralmente seus filhos, claro que devemos fazer isso, mas muitas famílias deixam isso completamente a cargo da escola. Bato o pé, que a família é a base e o principal parâmetro para a criança! Se ela não tiver isso, de nada adiantará o melhor ensino. Em contrapartida alguns professores acreditam que nossa função é repassar conhecimentos! Isso não auxilia na formação intelectual do estudante, o ensino é uma via de duas mãos! Na escola falta diálogo, e sem ele não tem como formar futuros cidadãos preparados para a plena e saudável convivência em sociedade.
Professora da Rede Municipal do Ensino de Curitiba.
Autora do blog Alfabetização Consciente. http://alfabetizacaoconsciente.blogspot.com/
QUAL É O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA?
por: Professora Luciana
Professora da Rede Municipal de Ensino de Campo/RJ.
Diante das mudanças sociais e econômicas, a escola está em fase de mudança de seus paradigmas, dentro da premissa básica de seu papel primordial que é formar para a cidadania.
Se, por um lado, a escola tenta responder às demandas da comunidade, por outro tem que corresponder aos anseios burocráticos do sistema que impõe uma série de atividades sem sentido real, dentre elas o preenchimento de fichas e papéis desconexos com o processo de aprendizagem.
Dessa forma a escola busca incessantemente construir sua identidade em meio aos avanços e às mudanças que vão desde o modo de agir e pensar das pessoas, que afetam as relações familiares, até os avanços tecnológicos que, na maioria das vezes, estão bem distantes da sala de aula.
A primeira instância da criança é a família, no entanto esta tem atribuído à escola quase toda a finalidade de educar. Os sistemas de educação, por sua vez, impõem as regras, estabelecendo mecanismos de controle visando adequar-se às novas demandas. Em meio ao “jogo de empurra” está o professor que também tem buscado construir sua identidade dentro desse processo.
O sistema arcaico, falido, inadequado e desorganizado que ainda insiste em operar e gerir os rumos da educação, desestimula o profissional ao sufocá-lo com atribuições burocráticas que não geram reflexão sobre a própria prática pedagógica. Se, como diz Moreto (2011)," a função social da escola é formar gerentes da informação e não meros acumuladores de dados”, por que o sistema educacional “organiza” e desorganiza os discentes em dados, com base em números, enchendo cada vez mais as salas de aulas que perdem a qualidade do aprendizado e desmerece o trabalho do professor?
Estaria, então, ultrapassado o sistema? E o professor, a quem deve atender: à burocracia do sistema ou fazer com que respeitem sua autonomia docente para que seja possível trabalhar dentro dos preceitos de uma educação que forma realmente cidadãos?
E o papel da escola, alguém já conseguiu definir qual é, nesse momento?
Estaria, então, ultrapassado o sistema? E o professor, a quem deve atender: à burocracia do sistema ou fazer com que respeitem sua autonomia docente para que seja possível trabalhar dentro dos preceitos de uma educação que forma realmente cidadãos?
E o papel da escola, alguém já conseguiu definir qual é, nesse momento?
O fato é que a escola, como espaço formal de educação, se vê obrigada a atender as exigências dos sistemas de ensino e ao mesmo tempo é cobrada para que se afirme como instituição sólida de educação para a cidadania viabilizando o preparo dos alunos, futuros cidadãos, ante às transformações sociais.
acesso em 14/02/2011.
Leitura:
Fator de Educação, Formação e Informação.
(...) “Toda criança, em princípio, é inteligente. E inteligência só se aguça com exercício. E o melhor exercício intelectual é a leitura. O nosso compromisso é fazer com que crianças e adolescentes se interessem pela literatura e cresçam em caráter, aliado ao conhecimento.
Se dar pão e peixe fosse a solução para os problemas da humanidade Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Salvador da humanidade, estaria até hoje multiplicando pães e peixes. Mas não é esse o método. É pelo ouvir, pelo ler, pela literatura e pela informação que vem a formação e a educação.”
Fonte: http://www.fabulasecontos.com.br/
Acesso em 31/03/2011
Um comentário:
Muito interessante esse texto.Bastante esclarecedor.
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