ORIGEM
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
Em Portugal comemora-se em 24 de Março. Este dia foi escolhido para lembrar a crise academica de 1962.
Acesso em 10/08/2011
DICA
Um dos temas interessantes para ser trabalhado com a garotada no dia do estudante refere-se aos hábitos de estudos. A fim de que esses possam contribuir com a criança, sugere-se a seguinte prática:
• Solicite aos alunos uma reflexão sobre a importância de estudar e quais os melhores métodos para o bom êxito da atividade.
• Dispostos em duplas eles podem trocar conhecimentos sobre onde, quando e como fazem suas lições de casa, quais as atitudes quando precisam estudar uma matéria específica, se tem alguma mania ou hábito, os horário preferidos, se contam com a colaboração e supervisão de um adulto.
• Em casos que as lições de casa não são realizadas, essa experiência é uma ocasião para saber os motivos. Deixe claro que a conversa tem por objetivo o conhecimento da rotina de estudo fora da sala de aula, assim a vivência possibilita aos alunos a troca de forma espontânea.
A experiência poderá ser útil também para o professor ao traçar estratégias para a realização da lição de casa e ajudar as crianças em suas escolhas.
• Solicite aos alunos uma reflexão sobre a importância de estudar e quais os melhores métodos para o bom êxito da atividade.
• Dispostos em duplas eles podem trocar conhecimentos sobre onde, quando e como fazem suas lições de casa, quais as atitudes quando precisam estudar uma matéria específica, se tem alguma mania ou hábito, os horário preferidos, se contam com a colaboração e supervisão de um adulto.
• Em casos que as lições de casa não são realizadas, essa experiência é uma ocasião para saber os motivos. Deixe claro que a conversa tem por objetivo o conhecimento da rotina de estudo fora da sala de aula, assim a vivência possibilita aos alunos a troca de forma espontânea.
A experiência poderá ser útil também para o professor ao traçar estratégias para a realização da lição de casa e ajudar as crianças em suas escolhas.
Por Patrícia Lopes. Graduada em Psicologia. Equipe Brasil Escola
Acesso em 10/08/2011.
DINÂMICA DIA DOS ESTUDANTES
para adolescentes e jovens
Acesso em 11/08/2011
Objetivo: Discutir sobre o papel do(a) estudante na luta por direitos e motivar a organização da Semana do(a) Estudante na escola.
Ambiente: Frases cortadas em forma de quebra-cabeça e embaralhadas, com pedaços para todos os participantes. Elas devem falar sobre Protagonismo Estudantil, a organização dos(as) estudantes, seus espaços de atuação e as lutas estudantis. Exemplos de frases: “Somos jovens e queremos viver de forma plena e bela a nossa cidadania”, “Somos estudantes e nos organizamos para fazer a diferença em nosso país”, “Na escola há muitos espaços que podem ser ocupados para a luta e mobilização pelos direitos dos estudantes”, “Devemos exercer nossa cidadania e lutar pela garantia dos direitos a todos e todas”.
Passos:
1º Ouvir a música “Vamos fazer um filme” (Renato Russo)
2º Enquanto a música toca, cada participante deve pegar um pedaço do quebra-cabeça.
3º Motivar para que os(as) participantes montem as frases. Cada grupo será formado ao unir os pedaços do quebra-cabeça.
4º Cada grupo discute sobre o conteúdo da frase que montou e o que pode ser feito para que essas frases possam se tornar realidade na sua escola.
5º A apresentação dos grupos pode ser feita através de texto, encenação etc. que represente como seria a escola se a frase em questão fosse realidade. As ações sugeridas nos grupos podem ser listadas em um cartaz.
6º Motivar para que a turma discuta, a partir das sugestões dos grupos, quais as ações podem ser realizadas na escola durante a Semana do(a) Estudante.
7º Ouvir novamente a música.
8º Concluir motivando os(as) estudantes a se organizarem para desenvolverem essas ações.
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