Professora: Patricia Alves Turma: 3˚ano
Área do Conhecimento: Língua Portuguesa
Conteúdos: Apresentação e organização do gênero textual apresentado; Interpretação de texto; Produção de texto
Gênero textual: Cultura Popular: Parlenda; Trava-Língua.
Período: três aulas – Dias: 16/08, 19/08 e 22/08.
Objetivos:
· Identificar o folclore como conjunto de conhecimentos populares que são transmitidos de geração por geração;
· Perceber que a Parlenda é uma forma de poema, que apresentam arrumações de palavras que têm ritmo próprio;
· Compreender que os trava-línguas são poemas que trabalham unidades sonoras de difícil articulação;
· Realizar de forma adequada a escrita de textos;
· Perceber a entonação adequada para a leitura dos diferentes tipos de textos.
Encaminhamento Metodológico:
· Conversar sobre o folclore para que as crianças possam socializar seus conhecimentos e para que a professora faça a mediação e sistematização dos conceitos que surgirem;
· Apresentar a parlenda “Hoje é Domingo”. Realizar a leitura, destacar as sonoridades rimas e a apresentação do texto. Produzir, em duplas, uma paródia com base na parlenda “Hoje é Domingo”.
· Apresentar a parlenda “Copo de Veneno”. Realizar a leitura, destacar as sonoridades rimas e a apresentação do texto. Produzir individualmente uma paródia baseada neste texto.
· Reestruturar os textos seguindo os padrões formais da língua;
· Cada criança irá pesquisar um trava-línguas, a professora explicará sobre esse tipo de texto e será realizada o “Jogo do Trava-Língua” (Adaptação do conhecido “batata - quente”. Em uma caixa serão colocadas diversas tiras com trava-línguas. Os alunos estarão dispostos em círculo e irão passando a mesma até que ouçam o comando “QUEIMOU”, quem estiver com a caixa nesse momento escolherá uma tira e fará a leitura de seu trava-língua, sempre buscando realizar a leitura em ritmo rápido. A criança que tirou o papel vai dar a voz de comando. Assim que todas tenham participado irão ilustrar o trava-língua sorteado.)
· Exposição das atividades realizadas;
Critérios de Avaliação:
· Expressão oral; Interpretação dos textos; Reconhecimento do gênero folclórico; e Produção escrita.
3 comentários:
OI! PATI,
Passei por aqui para visitar
seu blog.
Vi que o assunto do momento
é FOLCLORE.
Acabei de visitar um blog
que sigo:
http://bancodashistórias.
blogspot.com
Você conhece? Lá está cheio
de histórias sobre o assunto.
Estou indo, encantada com sua
dedicação.
bjs
http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.blogspot.com
Querida amiga
Aulas assim
se justificam
pelo enorme bem
que fazem a educação.
Ensinar é buscar
a vida,
nas histórias da vida.
Viver é sentir os sonhos
com o coração.
Oi amiga. Estou sem internet banda larga eaguardando o acesso da embratel. Então tenho acesso em 3g e muito lento. Mas fico contente com as suas visitas e seus elogios. Muito obrigada. Eu sempre estou aqui. Adorei a arvore mágica e estarei trabalhando vivencia em setembro com seu texto. E outras atividades quando vejo fico inspirada em novas atividades.
Postar um comentário